domingo, 15 de maio de 2011

Conteúdo e avaliação: quais as melhores formas?

achei aqui
A ementa da disciplina de um curso acadêmico estruturado é única e definida previamente durante a elaboração do projeto pedagógico do curso. A forma como essa ementa será materializada em um programa, porém, é um desafio que se renova a cada ano, cabendo aos professores e professoras, segundo as suas sensibilidades, escolhas, experiências e sei-lá-quê mais, escolherem um caminho a ser trilhado com alunas e alunos de cada nova turma. Não precisa nem dizer que a definição do programa é sempre uma aposta com algo de dramático, porque nunca se sabe qual será a acolhida e a resposta... Igualmente dramática é a decisão a respeito da forma através da qual os/as alunos/as serão avaliados/as.

Em 2011, a professora Eliane Gonçalves incluiu uma série de seminários no programa da disciplina Sociologia I, do Curso de Ciências Sociais da UFG, que responde de maneira interessante tanto ao dilema do programa quanto ao da avaliação. Os temas vão de gênero, a etnia, erotismo e juventude, entre outros, e pressupõem um diálogo crítico com a abordagem dos clássicos da Sociologia no tocante a noções discutidas no decorrer do curso. Os critérios de avaliação foram clara e antecipadamente apresentados aos grupos. Quer conferir? Dá uma olhadinha aqui!

Indicação: Walderes Brito
Doutorando em Sociologia, UFG

Nenhum comentário:

Postar um comentário