domingo, 15 de maio de 2011

Como devemos agir para aumentar o sucesso dos/as alunos/as de Ciências Sociais da UFG?

achei aqui
A resposta a pergunta acima, evidentemente, não é simples, e, por isso mesmo, tem mobilizado uma série de iniciativas de muitas pessoas e muitos grupos: professores/as, corpo administrativo e alunos/as da pós-graduação e, principalmente, da própria graduação, progressivamente têm se inquietado e compartilhado esforços tanto para entender propriamente o que está acontecendo, quando para apontar algumas possíveis saídas.

Numa das primeiras postagens deste blog, apresentamos alguns dados do perfil dos/as alunos aprovados em Ciências Sociais nos vestibulares de 2006 a 2009 da UFG, com um convite para tentar decifrar o enigma a respeito da dificuldade que alguns/as alunas/os têm e que se reflete, entre outros sintomas, em altos índices de reprovação e desistência, especialmente nos semestres iniciais.

Drumond Caixêta Júnior e Rafael de Morais Silva, alunos da turma 2011, apresentam aqui uma análise deste problema. E você: o que pensa sobre esta questão?

Walderes Brito
Doutorando em Sociologia/ UFG

Um comentário:

  1. Após uma análise bem suprficial, acredito que uma boa forma de se combater o problema seria a realização de campanhas de divulgação acerca do curso. Acredito que devemos ir para dentro das escolas falar o que é Sociologia, Antropologia e Ciência Política para tentarmos despertar o interesse dos estudantes. Ao fazer isso devemos também alertar para a carga de leitura cobrada pelo curso, dentre outras dificuldade.
    Discordo dos colegas que fizeram a análise que foi citada na postagem quando dizem que aumentar a dificuldade do vestibular poderia solucionar a questão. Sou favorável à democratização progressiva do acesso ao ensino superior. O ideal, na verdade, seria o fim dos processos seletivos, mas, infelizmente, ainda não temos as condições para tanto. Em minha opinião é preferível que pessoas entrem, se decpcionem e saiam posteriormente, do que dificultar a oportunidade de ter essa experiência.

    ResponderExcluir