A atividade profissional do cientista social é dinâmica e diversificada. Diferentemente do que ocorre com outras ocupações, não é sequer possível associar o trabalho nessa área a um lugar específico, como o consultório, o escritório ou a repartição. Tipicamente, um antropólogo, sociólogo ou cientista político divide o seu tempo entre a sala de aula, onde leciona; os espaços sociais, onde faz levantamentos de campo (e, aqui, a diversidade é infinita, oscilando desde uma distante comunidade indígena ao pregão da bolsa de valores); e os eventos científicos, onde todo o conhecimento produzido e acumulado nas pesquisas é compartilhado com colegas e, desse modo, aprimorado a partir de comentários, sugestões e críticas. A máxima de que "é conversando que a gente se entende" cai como uma luva para a ciência social e, assim, os eventos científicos se definem como uma parte importantíssima dessa profissão, pois é ali que o conhecimento e as descobertas das pesquisas poderão ser validados, aprimorados, ou mesmo descartados por outros cientistas.
Um evento geralmente funciona assim: o pesquisador envia o seu trabalho - ou apenas um resumo com as principais contribuições científicas deste - para que uma comissão avalie se tem qualidade e pertinência temática. Uma vez aprovado, o pesquisador comparece a uma Mesa Redonda ou Grupo de Trabalho do evento, onde tem a oportunidade de apresentar as descobertas da sua pesquisa e de ouvir as considerações de um debatedor especializado e dos colegas que também apresentam os seus textos. Além disso, é comum que os eventos compreendam conferências com grandes nomes das ciências sociais, workshops, bancas de livros e lançamentos de obras novas.
Abaixo, seguem links para cinco eventos eventos. O primeiro aconteceu na última semana, em Goiânia, e se chamou "Seminário Nacional Trabalho e Gênero". O segundo ocorreu também na cidade de Goiânia e reuniu pesquisadores das áreas de ciências sociais e educação para intercambiarem contribuições científicas sobre a Sociologia no Ensino Médio e a carreira docente. Outro evento ocorreu em Curitiba-PR e se chamou "Seminário Nacional Sociologia e Política". Indicamos, ainda, um encontro que ocorrerá em Águas de Lindoia - SP nos próximos dias 21 a 25 de outubro e se chama "Encontro Nacional da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Ciências Sociais". E, enfim, no mês de novembro a cidade de Goiânia recebe o Seminário Internacional Juventudes na Contemporaneidade.
Seminário Nacional Trabalho e Gênero: http://strabalhoegenero.cienciassociais.ufg.br/
9o Semináro Nacional Sociologia no Ensino Médio: http://www.cienciassociais.ufg.br/pages/39088
IV Seminário Nacional Sociologia e Política: http://www.humanas.ufpr.br/portal/seminariosociologiapolitica/
36o Encontro Nacional da ANPOCS: http://www.encontroanpocs.org.br/2012/
Nenhum comentário:
Postar um comentário