Achei essa imagem aqui |
quarta-feira, 27 de abril de 2011
Programa de Antropologia I
Professor francês ministra palestra sobre a evolução dos programas políticos na televisão
Amanhã, dia 28 de abril, às 14h00, a Facomb recebe a visita do professor Pierre Leroux, da Université Catholique de l'Ouest, na França. Ele ministrará a palestra "Evolução dos Programas políticos", inspirada em seu trabalho sobre as formas de representação da política na televisão francesa. A palestra traz uma análise do papel dos jornalistas e dos apresentadores de televisão dentro da encenação da política. Segundo Leroux, as diferenças observadas entre os programas tradicionais de ontem e hoje (debates, entrevitas, fóruns) e os talk-shows que têm surgido nos últimos doze anos, explicitam uma nova configuração da «balança dos poderes» (Elias).A partir de um corpus constituído por programas políticos ditos clássicos e programas de variedades com a participação de políticos, observa-se como a predominância dos jornalistas no debate político está nitidamente prejudicada pela ascenção dos apresentadores.
Pierre Leroux é pesquisador do Centro de Pesquisa sobre Ação Política na Europa (CNRS ESA 6051, Universidade de Rennes, I/IEP) e é o co-responsável pela área de pesquisas em Jornalismo e Espaço Público. Possui formação em Ciências Políticas e em Comunicação e Informação, com trabalhos que abrangem desde as transformações do jornalismo político até a representação da mulher na mídia.
terça-feira, 26 de abril de 2011
Exercitando a análise política dahleana
Há muitas formas de realizar uma das tarefas esperadas de um/a cientista social, que é a análise de um problema político. Uma destas formas, apresentada na obra Análise Política Moderna, do cientista político estadounidense Robert Dahl, consiste em articular as orientações normativa, empírica, semântica e prescritiva, na interpretação de determinado problema, bem como na apresentação de possíveis saídas ou políticas para o enfrentamento do assunto em questão. Para entender melhor esse tema, leia o segundo capítulo da obra citada, confira as anotações da professora Heloisa Dias e faça o exercício proposto no último slide da apresentação, apoiando as suas análises nos dados da pesquisa sócio-econômica e cultural, feita com alunos/as aprovados para o curso de Ciências Sociais, nos vestibulares da UFG de 2006 a 2009. No fim das contas, não deixe de formar uma opinião sobre a validade ou não do método de Dahl para a produção de uma análise consitente de um problema político da contemporaneidade.
sexta-feira, 22 de abril de 2011
O que você buscaria num ateliê de Ciências Sociais?
Achei essa imagem aqui |
Isso e muito mais pode estar disponível neste blog - nascido de um experiência de estágio docência, que está em curso, sob a orientação da Prof. Dra. Heloisa Dias, e destinado a acolher produções de alunos/as e professores/as da Faculdade de Cîências Sociais da UFG, especialmente aqueles/as que compõem e trabalham com as turmas que ingressaram em 2011.
Espero que este seja um espaço de muitas trocas desafiadoras, leves e bem humoradas também!
Walderes Brito
Doutorando em Sociologia
Assinar:
Postagens (Atom)